ECA - Art. 86. A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Audiência discute políticas públicas voltadas aos idosos



Comunicação

Notícias

22/06/2011

3ª Idade

Audiência discute políticas públicas voltadas aos idosos

Compartilhar:
Audiência discute políticas públicas voltadas aos idosos
No dia 30 de junho, a partir das 17h, a Câmara Municipal realizará uma audiência para discutir o tema “Políticas Públicas Municipais voltadas aos Idosos”. O debate foi proposto pela vereadora Regina Cioffi (PPS), através de um requerimento aprovado por todos os vereadores.
Em 2010, a Câmara aprovou um projeto de lei, encaminhado pelo prefeito em atendimento a uma sugestão da vereadora Regina, criando o Centro de Atendimento Integrado ao Idoso. Apesar da sanção e regulamentação do projeto, o mesmo ainda não foi implementado pelo Executivo. Com o objetivo de discutir ações que viabilizem a implantação desse centro, a parlamentar sugeriu a realização da audiência.
Regina destacou que a melhoria da qualidade de vida dos idosos em Poços tem sido uma constante preocupação de toda a comunidade. “O objetivo da audiência é relatar nossa preocupação com os idosos, inclusive pelo fato da administração não ter conseguido ainda implantar o Centro Integrado de Atendimento ao Idoso. Em Poços já temos mais de 20 mil idosos e precisamos nos preparar para o envelhecimento, assim como o Brasil está se preparando. Hoje, não podemos mais dizer que temos um país de jovens, já temos um percentual de mais de 50% de pessoas acima de 60 anos. É importante trazermos à tona essa discussão, com a participação de todas as entidades envolvidas no atendimento ao idoso, para que possamos traçar esta implementação. Precisamos de um local que o idoso seja acolhido de uma forma global, que possa resolver ali todos os seus problemas. Estou preocupada, pois estamos nos aproximando de 2012 e ainda não conseguimos implantar o centro”, relatou a legisladora.
Ouvir as dificuldades enfrentadas pelo Executivo nessa questão é, segundo a vereadora, uma maneira de ajudar o município na elaboração de políticas públicas que viabilizem a criação do Centro de Atendimento. “Precisamos analisar quais as necessidades primárias desses idosos e em cima disso planejar a implantação do centro, ajudando o Executivo a implementar essa política. Queremos ouvir do Executivo quais as dificuldades que eles estão enfrentando para criar o centro. Se há uma dificuldade em determinado aspecto precisamos priorizar ações e fazer com que a prefeitura cumpra, mesmo que seja por fases, esse projeto. Existe uma boa vontade do Executivo, mas precisamos organizar isso, vendo o que o idoso mais está precisando, se é saúde, se é lazer ou se é uma acessibilidade melhor. Nessa discussão chegaremos a uma conclusão sobre como conseguir implementar esse centro, ouvindo idosos e familiares. Os idosos merecem nosso respeito, carinho e dedicação”, declarou Regina Cioffi.
Inscrições
Durante a audiência, o público presente poderá se manifestar, apresentando sugestões e esclarecendo dúvidas. Os interessados em usar a palavra devem se inscrever antecipadamente, através de um formulário preenchido na recepção da Câmara ou enviar um e-mail para comunicacao@camarapocos.mg.gov.br. O prazo para inscrição é até 29/06/2011, às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3729-3845/3729-3818

Nenhum comentário:

Postar um comentário