ECA - Art. 86. A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Encontro de formação do Fazendo Minha História em Campinas

Encontro de formação do Fazendo Minha História em Campinas

Publicado em maio 10, 2011 por institutofh
Nos dias 28 e 29 de abril foi realizado o primeiro encontro de formação do projeto Fazendo Minha História para abrigos do interior de São Paulo. Além de 10 instituições selecionadas a partir de um edital, outros 5 abrigos participaram do evento como convidados. Técnicos, educadores, mães sociais e voluntários vieram de Campinas, Franco da Rocha, Poços de Caldas, Valinhos, Paulínia, Jacareí, Sorocaba, Artur Nogueira, Piracaia, Leme e Santa Cruz das Palmeiras para participar, um grande sucesso!
O encontro foi aberto por Claudia Vidigal, presidente do Instituto Fazendo História, e contou com a participação de dois convidados que atuam no Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes:
Jane Valente, responsável pela alta complexidade de Campinas e presidente do CMDCA do Município, trouxe um panorama histórico do acolhimento e a importância da atuação de cada profissional ali presente para fazer valer leis, orientações e planos relativos ao cuidado e proteção às crianças e adolescentes.
Já Dr Fabiano Moura de Moura, Juiz da Infância de João Pessoa (PB), compartilhou com todos a respeito de sua relação com o projeto Fazendo Minha História através de um depoimento apaixonado e da exposição de uma pesquisa realizada em um abrigo de João Pessoa, que investigou o nível de ansiedade em crianças que participam do projeto e em crianças que não participam. Os resultados foram surpreendentes!
Em seguida, Isabel Penteado e Claudia Vidigal apresentaram o Programa Fazendo Minha História e do projeto iniciado junto às instituições presentes.
A partir daí o encontro foi conduzido por José Roberto da Silva, pedagogo e mediador de leitura, que levou à todos a um mergulho no mundo das histórias dos livros infantis e juvenis. Na parte da tarde do dia 28 e manhã do dia 29, Beto encantou os participantes com brincadeiras, leituras e atividades em grupo onde todos puderam entrar em contato com o papel das histórias na própria vida, descobrir o acervo de livros, refletir sobre o papel da literatura, pensar em espaços para leitura dentro das instituições e aprender e experimentar a metodologia usada pelo Fazendo Minha História para o uso dos livros: a mediação de leitura. A sensibilização foi geral: as 60 pessoas que participaram do encontro ficaram encantadas com os livros e suas possibilidades!
No último período do encontro, os profissionais de cada instituição se reuniram com uma técnica do projeto para planejar a maneira como organizarão a chegada dos livros e as sessões de mediação de leitura em seu dia a dia, a primeira etapa do desenvolvimento do Fazendo Minha História!
Contribuição: Renato Fonseca - psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário